quarta-feira, 4 de março de 2009

7ºdia - Oslo - Historisk Museum I Sentrum

Hoje consegui convencer a minha companheira de viagem a ir comigo ao museu da cidade, para quem a conhece sabe que isso é um feito histórico :-) quase...
A primeira foto é do Museu de História da cidade.
Este museu abriu em 1904 e é um dos edifícios mais sensacionais de estilo modernista.
Existem exposições permanentes sobre a história da Noruega desde há 9000 anos atrás! Sim nove mil anos!
Desde a época Viking até à idade média, sobre as lutas de poder, a vida quotidiana e as crenças religiosas.
A câmara do tesouro encerra o maior tesouro viking em ouro dos países nórdicos , entre muitas outras coisas.
Depois há o que eles chamam de o Gabinete da Numismática Noruega e que nos mostra a história da moeda norueguesa desde há um milénio atrás.
Existem também várias salas com exposições etnográficas que mostram as culturas no ocidente do árctico, Ásia, América do Norte e as várias tribos índias, Idade Antiga e Egipto com uma vasta colecção de artefactos e sarcófagos, América do Sul, nomeadamente México, Brasil e Chile.
A entrada no museu é gratuita o que é óptimo, contudo tenho a apontar que as legendas informativas(?) no museu se encontram, salvo uma ou duas, em norueguês, o que acaba por ser frustrante pois não conseguimos entender tudo sobre os objectos e, a dificuldade não é tão grande porque já visitámos outros museus e a história não difere muito. Penso que um museu desta evergadura deveria ter informação pelo menos em Inglês.
A segunda foto é a continuação do parque que fica em frente ao Palácio Real e que achei engraçado pela quantidade de pássaros que ali voavam.
À noite fomos jantar à Enoteka, uma pizzaria famosa cá do sitio onde se encontram muitas pessoas do jet set (televisão, cinema, teatro e música) da Noruega (sim, conseguimos mesa porque o meu amigo V é cozinheiro lá). Gostámos mais da pizza que do espaço em si.
As pessoas que lá vi não sei se seriam famosas ou não mas que de maneira geral eram muito bonitas lá isso eram. De maneira geral tanto homens como mulheres vestem-se bem e são bonitos, têm muito cuidado com a aparência.
Gostei da noite.

0 + 5 comentários para parecerem muitos: