quarta-feira, 27 de junho de 2007

Estremoz -Torre das três coroas

Estremoz é uma cidade portuguesa no Distrito de Évora e, foi onde estive no passado fim-de-semana.
O Castelo de Estremoz foi erguido em posição dominante sobre uma colina ao norte da Serra da Ossa e, tinha como função primitiva a defesa desta raia alentejana. Constituindo-se posteriormente em uma das mais importantes praças-fortes da região do Alentejo, Estremoz esteve ligada a diversos dos mais decisivos episódios militares da História de Portugal.
O castelo é muito bonito e possui uma vista espectacular sobre a cidade.
Dentro do castelo funciona a Pousada da Rainha Santa Isabel e, talvez deva assinalar o facto de nele ter falecido, em 1336, a Rainha Santa.





(foto minha)



sexta-feira, 15 de junho de 2007

Justiça completamente cega!

Há coisas realmente incríveis neste nosso Portugal à beira-mar plantado. Ontem li no Publico on-line que um aluno da Universidade do Minho - pólo de Braga- terá esfaqueado um professor, mais precisamente o presidente da Escola de Direito daquela instituição.
Perante este acto, o Tribunal de Instrução de Braga proibiu o aluno de se deslocar à cidade de Braga e de entrar nas instalações do "campus".
Ora segundo diz a noticia do Público, passou-se o seguinte:
"Segundo disse à Lusa uma fonte judicial, as medidas de coacção visam impedir que o arguido - aluno do pólo de Braga da Universidade do Minho, residente em Barcelos - se aproxime de dois professores, que são os alvos da sua ira.
Uma fonte universitária adiantou à Lusa que, além do inquérito judicial que enfrenta, o aluno será suspenso e poderá ser expulso da instituição, na sequência do processo disciplinar que lhe vai ser instaurado.
O jovem, que entrou no gabinete daquele responsável da Faculdade de Direito alegadamente "para o matar", estava revoltado porque pretendia, entre outras reivindicações, que lhe fosse atribuído o estatuto de deficiente, por sofrer de gaguez.
O docente, que foi agredido por volta das 12h00 de ontem no gabinete que ocupa no edifício da Escola de Direito, teve de receber tratamento hospitalar, devido a cortes superficiais que sofreu no rosto, num braço e nas costas, mas, segundo fonte das relações públicas, nenhum órgão interno ou músculo foi atingido.
Fontes oculares adiantaram à Lusa que o professor foi para o hospital pelo próprio pé. Após o sucedido, funcionários e alunos imobilizaram o agressor e chamaram a Guarda Nacional Republicana.
O aluno, Sérgio Barbosa, 24 anos, protestava contra o processo de Bolonha, dizendo que este método pedagógico, adianta uma fonte, o tem prejudicado, impedindo-o de passar de ano e de ser finalista da licenciatura."
Se a noticia é tal e qual como aqui está descrita eu acho isto no mínimo surrealista!!! O Tribunal proíbe o aluno de se deslocar à cidade de Braga! Mas como? Andará ele com uma escolta policial que o impeça de ir à cidade de Braga e, consequentemente de atentar contra outros professores? Como???
Então uma pessoa esfaqueia outra, não quero saber da gravidade, e sai na maior apenas o impedem de ir à cidade de Braga???
O aluno em questão pretende um estatuto de deficiente porque sofre de gaguez??? Como??? Acho que li mal!!! Como??? Isto é completamente absurdo no mínimo!
Eu a pensar que o bom-senso estava bem distribuído pelo mundo e afinal estou redondamente enganada.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

We are the World - USA for Africa

Eu devia ter os meus 12 ou 13 anos quando esta música saiu, lembro-me que decorei a letra em três tempos e depois andei a traduzir(porque na altura o meu inglês ainda era fraco) para português para perceber o que cantavam. Amei esta música desde o primeiro dia e ainda mexe muito comigo, ainda arrepia.
Não me importa se já passou à história, embora eu pense que não, porque afinal os problemas continuam os mesmos, continuo a ouvir sempre que me lembro.
A voz do Michael Jackson parece a de um anjo, a Cyndi Lauper é incrivel e a do Steave Perry (parece um indio), o Willie Nelson, bem acho que nunca me cansarei de ouvir isto...
Há já uns dias que me andava a lembrar de colocar este post e calhou ser hoje...
Valeu a intenção de cada uma destas pessoas sem colocar governos nem politicas neste assunto...

There comes a time when we heed a certain call (Lionel Richie)
When the world must come together as one (Lionel Richie & Stevie Wonder)
There are people dying (Stevie Wonder)
Oh, and it's time to lend a hand to life (Paul Simon)
The greatest gift of all (Paul Simon/Kenny Rogers)

We can't go on pretending day by day (Kenny Rogers)
That someone, somehow will soon make a change (James Ingram)
We're all a part of God's great big family (Tina Turner)
And the truth (Billy Joel)
You know love is all we need (Tina Turner/Billy Joel)

( CHORUS )
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day so let's start giving (Michael Jackson)
There's a choice we're making we're saving our own lives (Diana Ross)
It's true we'll make a better day just you and me (Michael Jackson/Diana Ross)

Well, send'em you your heart so they know that someone cares (Dionne Warwick)
And their lives will be stronger and free (Dionne Warwick/Willie Nelson)
As God has shown us by turning stone to bread (Willie Nelson)
And so we all must lend a helping hand (Al Jurreau)

( REPEAT CHORUS )
We are the world, we are the children (Bruce Springsteen)
We are the ones who make a brighter day so let's start giving (Kenny Logins)
There's a choice we're making we're saving our own lives (Steve Perry)
It's true we'll make a better day just you and me (Daryl Hall)

When you're down and out there seems no hope at all (Michael Jackson)
But if you just believe there's no way we can fall (Huey Lewis)
Well, well, well, let's realize that a change can only come (Cyndi Lauper)
When we (Kim Carnes)
stand together as one (Kim Carnes/Cyndi Lauper/Huey Lewis)

(REPEAT CHORUS AND FADE )

(additional ad-lib vox by Bob Dylan, Ray Charles, Stevie Wonder, Bruce Springsteen, James Ingram)

domingo, 10 de junho de 2007

Pessoas extraordinárias

Amigo Arion bem sei que não escrevo, nem nunca escreverei tão bem como tu mas, cada um nasce, dependendo da fada-madrinha que nos assistiu, com uma vocação, se bem que ainda não descobri a minha...
Às vezes, depois de ler certos blogs e certos posts, fico a pensar nas frases, nas ideias, nas pessoas...
Às vezes pergunto-me porque passam pela nossa vida determinadas pessoas e não outras. O que nos atrai numas e não noutras, ou porque é que nos rodeamos de certas pessoas e outras são-nos completamente indiferentes, não tem a ver com beleza, inteligência, nem com em especial creio eu mas, a verdade é que acontece...
N
estes 36 anos de vida conheci pessoas que sempre me marcaram pela positiva, salvo três ou quatro imbecis que eram perfeitas idiotas, más e, mesquinhas mas, por essas há que ter compaixão porque de certeza acabarão sozinhas.
Há algum tempo atrás, nos complexos meandros da net fui descoberta por uma pessoa (por mero acaso, porque na net é assim que acontece...) dessas pessoas que são no mínimo extraordinárias.
Sim, é mesmo extraordinária!
Que nome hei-de dar a uma pessoa que acredita nos outros assim que os conhece, que acha que toda a gente é bem intencionada até prova em contrário?
Que nome se dá a uma pessoa que confia a casa, a vida, o dia-a-dia a um outro alguém que até há bem pouco tempo era um perfeito desconhecido?
Que nome se dá a uma pessoa que não sabe o que é o sentimento - egoísmo-?
Que nome se dá a uma pessoa que pensa mais nos outros que em si própria, que faz dos meus amigos os seus amigos, sem qualquer tipo de reserva, que aceita os defeitos e as qualidades de cada um porque todos somos "bons" e "maus"?
Que nome se dá a uma pessoa que faz os amigos sentirem que são especiais e únicos?
Eu tive sorte em conhecer esta pessoa que me acha extraordinária, que faz sair de mim o que de melhor tenho para dar, que vê os meus defeitos como defeitos e as minhas qualidades como algo grandioso, que me faz sentir bem, especial e única, que me faz sentir querida e amada, que não me pede para mudar seja o que for em mim, que me marcou desde o 1º dia e que me diz sem qualquer vergonha, pudor, reserva ou drama: Preciso de TI!
Eu tive a sorte de conhecer esta pessoa que apesar de a vida nem sempre lhe ter sido fácil, tem conseguido sempre, e há-de continuar, dar a volta por cima e a buscar na fraqueza e nos problemas a sua força e tenacidade que faz dela uma pessoa realmente incrível, tão bonita por fora e tão linda por dentro.
Eu sei que fica muito por dizer mas, não posso dizer mais, porque eu ao contrário dela sou egoísta e, não quero que a descubram eh eh eh eh eh eh eh eh eh.
Cariño não mudes nunca!
Beijo doce.


sábado, 2 de junho de 2007

Welcome home Annie

Nos últimos dias tentei imaginar o que sentirá alguém quando se aproxima o dia de um reencontro com alguém a quem se ama de forma incondicional, assim como mãe e filha. Um reencontro com alguém que esteve fora por muito tempo.
Se para mim já é difícil duas ou três semanas de ausência, pergunto-me o que serão meses de ausência com um oceano pelo meio???
Não consigo imaginar mas penso que esse alguém talvez se sinta incompleto, sinta como se lhe faltasse uma parte de si, talvez seja assim...
Creio que numa viagem, a partida e a ausência seja mais difícil para quem fica do que para quem parte.
Quem parte vai de espírito aberto, à descoberta da novidade, à descoberta de um mundo novo, de uma nova vida, de uma nova música.
Quem parte vai preencher várias partes de si com a novidade, com o desconhecido.
Quem fica sobrevive! Quem fica recorda! Recorda numa música, numa fotografia, num prato preferido, numa camisola especial, numa cor, nas palavras, nos amigos comuns, nos sonhos...
Quem fica agarra-se às pequenas coisas do dia-a-dia, agarra-se aos que ficaram, agarra-se às lembranças, agarra-se ao dia da chegada.
Quem fica queima tempo até ao dia em que se completará uma vez mais...
E quando o dia do regresso chega?
Bem, penso que quem chega com uma alma mais rica, com um brilho diferente no olhar, com uma enorme experiência de vida e com saudade do que deixou para trás... esperando talvez um dia, poder rever tudo o que lá deixou.
E quando o dia do regresso chega quem ficou, vive os últimos momentos de "solidão" com angustia mas, ao mesmo tempo, com um estranho prazer, um prazer que se sente quando sabemos que algo que muito desejamos vai finalmente acontecer, ainda que não saibamos nem a hora nem o momento exacto, só sabemos que vai acontecer, daqui a pouco, daqui a nada.
Alegria, ternura, cumplicidade, amor latente... é o que sai em rodopio por cada poro da pele quando se dá aquele abraço que está guardado há muitos dias, há muitos meses.
Mas sobre isso não sou eu quem deve falar!

Bem vinda miúda!

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Dia Mundial da Criança (que há dentro e ti)

Hoje é o Dia Mundial da Criança! Pois é! Yesssss!!!
Porquê tanta euforia? Porque eu ainda sou uma criança, pelo menos ainda me sinto como tal, ou melhor, ainda reconheço a criança que há dentro de mim no meu dia-a-dia.
Não gosto de acordar cedo e, depois de acordar corro à cozinha a beber o meu leitinho com chocolate e como um papo-seco carregado de Becel (coisa de adulto).
Chegada ao trabalho nunca digo "bom dia" às minhas colegas (coisa de criança), ou seja, auto-intitulei-me a malcriadona cá do boteco!
Durante o dia digo montes de palavrões, exacatamente como os miúdos de hoje em dia, faço maldades às minhas colegas e desconverso a toda a hora, só mesmo para as arreliar...
Por vezes faço beicinho com as pessoas que me são mais próximas quando preciso de atenção!
Perco-me com a internet e com os mails de disparates...
Adorei ir à Euro Disney e, adorava lá ir de novo para me deslumbrar com aquilo tudo uma vez mais...
Sim! Há uma criança rebelde dentro de mim! E tu podes dizer o mesmo???