quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Carlos Castro e Renato Seabra - A (infeliz) história do ano


Desde o principio do ano que quase todas as noites somos bombardeados com a noticia -Renato-Carlos Castro- que abalou Portugal.
Confesso que de inicio fiquei chocada, como a grande maioria dos portugueses. Aliás, acho que ninguém terá ficado indiferente.
Desde que ouvi a noticia pela 1ª vez vivi vários sentimentos uns contraditórios, outros nem por isso...
Há coisas que me custam ler na internet principalmente quando se trata de julgamentos baseados na orientação sexual dos intervenientes. Assim como não entendo o racismo também não entendo a xenofobia. Pasmo quando leio opiniões emitidas por jovens que se têm  por inteligentes, esclarecidos e modernos.
Acho que o bom senso se está a perder, fazem-se juízos de valor baseados na intolerância e no desrespeito pela individualidade de cada um. 
É um facto que Carlos Castro era homossexual, nunca o escondeu e sempre o admitiu. A vida era dele, eram as opções dele e ninguém, por muito que custe a muita gente, tinha nada a ver com isso.
O Renato, tal como toda a gente neste país, sabia que o CC era gay. Ou as coisas não foram bem esclarecidas de inicio ou há ainda muita coisa por se saber.
Compreendo que por vezes, em situações de conflito, é fácil nos "passarmos da cabeça" e cometermos loucuras que noutras situações abominaríamos. Compreendo que em situações de stress podemos cometer atrocidades para connosco próprios e para com terceiros mas o factor stress ou loucura passageira não é desculpa para um crime desta dimensão e desculpem-me lá aqueles que acham que os homossexuais deveriam morrer todos. Eu discordo em absoluto! 
Acho que naquele quarto algo de muito sério se passou para ter tido aquele desfecho mas a história de que o Renato estava cativo do CC não cola, não acredito! Um rapaz daquela altura, desportista apenas com um safanão dava a volta à coisa. Se não tinha dinheiro pedia emprestado, ia à policia, pedia que lhe enviassem por Western Union, não era necessário ter feito o que fez!
Neste momento, tenho pena por ele. Vi umas imagens sobre a possível prisão onde irá parar e são antros de violência pura onde só alguns conseguem resistir. Os gays que se encontram presos, permanecem nas celas 23h por dia para evitar confrontos com os demais. 23h!!! Como é possível alguém aguentar-se uma vida completamente só 23h por dia??? 


3 + 5 comentários para parecerem muitos:

Adriana disse...

Pois e' creio que e' pertinente falar nesta historia, pensar sobre ela e ter a noção de que um dia, de um momento para o outro tudo pode mudar. Também acho que nos mostra para ter cuidado com as pessoas com quem estabelecemos ligação...principalmente quando são ainda curtas.
Concordo quando revela surpresa ao ver opinião de pessoas jovens que se dizem modernas, e' realmente uma pena ver onde estamos a parar.
Finalmente, três pontos: 1.esta e' realmente uma historia macabra que bate aos pontos qualquer serie policial. 2. Neste post não menciona a família deste rapaz que deve ter sofrido um choque enorme e uma surpresa descomunal, a minha pena vai para eles. 3. O advogado ir para o tribunal pedir pela inocência do rapaz, tentando anular a confissão que o mesmo fez na prisão...de loucos.

Lilith disse...

Adriana: Por acaso queria ter escrito sobre a família do rapaz e depois esqueci-me. Nem imagino o sofrimento e a angustia daquela família.

露出 disse...

究極!あなたの露出狂度がわかるサイトが誕生しました!!自分がどのタイプの露出狂なのかチェックできます!露出に興味津々なあなたも全く興味が無いあなたも隠された願望が見えてくる!