quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Petição - Por favor assinem!

Recebi por mail a seguinte noticia, que achei assim qualquer coisa a rondar o repugnante, o absurdo, o cruel...
Por favor assinem a petição:

"Um artista (não sei como o consideram como tal) da Costa Rica, Guillermo Habacuc Vargas, expôs um cão vadio faminto numa galeria de arte (mais uma vez ultrapassa-me como tal 'instituição' considera o sofrimento e a tortura para gáudio público uma forma de arte). O cão estava preso por uma corda curta. Ninguém alimentou ou deu água ao animal, que inevitavelmente acabou por morrer durante a exposição. Este ser humano foi, imagine-se, o 'artista' escolhido para representar o seu país na 'Bienal Centro americana Honduras 2008'."

Existe uma petição onde é pedido que ele não receba este prémio:

http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html

Para quem conseguir ver as imagens da exposição:

http://www.marcaacme.com/blogs/analog/index.php/2007/08/5_piezas_de_habacuc

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Racismo, Xenófobia e outras cobardias

O marginalzeco chama-se Sergi Xavier, e tem 21 anos.
A vitima é uma rapariga, menor de idade e, o seu "pecado" é ser equatoriana!
A agressão deu-se no metro, na cidade de Barcelona-Espanha!
Ninguém foi capaz de intervir, ninguém disse nada! Todos os que ali estavam foram coniventes!
Quantos Sergi haverá por esse mundo fora? Milhares! Talvez mais!
Continuo sem entender porque é que se discriminam pessoas só pela cor da pele (pelo credo, pelas ideias, etc.) não compreendo a discriminação.
Evoluímos em tanta coisa e regredimos em tantas outras!
A primeira explicação que me deram quanto às diferenças da cor da pele foi há muitos anos na Escola Primária, a professora um dia disse-nos que existiam meninos negros porque a pele escura era uma forma que o Homem tinha adquirido de se proteger do sol, o cabelo, o nariz, era o resultado de uma evolução natural para sobreviver em sítios tão áridos e quentes.
Na altura eu deveria ter uns 8 anos talvez, mas, a explicação pareceu-me tão verdadeira que nunca mais existiu lugar para dúvidas ou questões.
Uma explicação tão absoluta que permanece até hoje!

Da Patagónia

Make a PhotoShow Full Size


As fotos não são minhas, são de uma amiga minha mas achei-as de uma beleza imensa e, vai daí, com a devida autorização, fiz este filmezinho...
Espero que gostem!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O General e o Juiz - Luis Sepúlveda

Há vários anos que leio os livros deste autor e, devo dizê-lo que está entre os meus favoritos, ou melhor, é um dos meus favoritos.
Não percebi ainda porque razão gosto tanto de autores sul-americanos mas a verdade é que rendo-me por completo à escrita de Sepúlveda, Allende, Garcia Marquez... Talvez por a escrita deles ser tão cálida? Não sei confesso!
Outros tantos excelentes devem haver mas, neste aspecto tenho que confessar a minha ignorância...
Sepúlveda tem um dos livros mais bonitos que já alguma vez li - História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar - é uma delicia este conto, para quem não conhece faço o favor de ler que não se vai arrepender.
Este livro estava na mesa de cabeceira há uns meses e, talvez devido à minha (outra vez) ignorância sobre a história a América do Sul e, neste caso o Chile, só agora comecei a ler porque só agora conheço alguém que me pode responder às mil e uma perguntas sobre o golpe de estado, sobre os massacres, sobre tudo o que o Chile viveu com o General Pinochet.
Espero que Luis Sepúlveda continue a escrever por muitos anos porque ele é um dos que tem o dom da escrita e de nos cativar logo na primeira página... Quem não se lembra daquele famoso "O velho que lia histórias de amor"?

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Força Leoa!

É sempre na adversidade que se conhece a fibra de cada pessoa e eu conheço pessoas incrivelmente fortes...
Conheço alguém que é uma força da natureza, ainda que por momentos ela duvide de si própria...
Não encontrei nenhum poema que pudesse ilustrar o que quero dizer por isso, deixo-te aqui um Ary dos Santos que eu adoro...
Força Leoa!


" A mulher não é só casa,
mulher-loiça,
mulher-cama.
Ela é também mulher-asa,
Mulher-força,
mulher-chama"

sábado, 6 de outubro de 2007

6 de Outubro 2006-2007

Existem pessoas que passam pela nossa vida e não deixam marcas absolutamente nenhumas, apenas passam por nós nada mais que isso...
Depois existem pessoas que se cruzam no nosso caminho e fazem o nosso mundo mudar de uma forma absolutamente incrível.
Em apenas um ano o meu mundo interior mudou como nunca tinha mudado em 35 anos de vida.
Tu entraste na minha vida de uma forma curiosa, sui generis, eu diria, e mudaste a minha forma de ver a vida, mudaste a minha forma de ver o mundo mas, sobretudo a forma de eu me ver a mim.
Contigo aprendi que EU posso ser EU sempre, que há quem me aceite como eu sou sem necessitar mudar nada em mim e isso é apenas uma prova de amor.
Contigo aprendi a dar-me por completo, aprendi o que é a ternura, a paz, a simplicidade, a cumplicidade, o trabalho de equipa.
Contigo aprendi que se pode confiar nos outros mesmo que sejam desconhecidos por momentos.
Contigo aprendi a apreciar as pequenas coisas da vida, a partilhar os bons e os maus momentos, a partilhar jantares à lareira, a ver as estrelas, a ouvir o som do mar, a estar de mão dada a olhar o céu, a ir ao teu encontro quando tanto tu como eu precisávamos...
Aprendi a rir de mim própria, descobri o que era dar-me inteiramente, sem barreiras, sem medos, sem vergonhas, sem preconceitos...
Contigo aprendi a amar verdadeiramente...
E hoje que eu tanto precisava de ti, apenas para ter um abraço amigo sobre os meus ombros, para poder chorar, tu não vieste... e levaste contigo o mundo que eu tinha descoberto enquanto te amava...
Ainda te amo...


Foto: Amancay (Alstroemeria aurea)